sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Entrevista PrevEnf Mais com a Enfermeira e empresária Daniela Donini







PM: Quais foram suas maiores dificuldades como Enfermeira?
DD: Até o momento, em todas as áreas da enfermagem que atuei, pessoalmente em nenhuma delas tive dificuldades para desempenhar o "meu" trabalho. Mas cabe ressaltar que, em algumas experiências profissionais, deparei-me exatamente com equipes nada comprometidas. Mais claramente, com pessoas - profissionais (se pudermos assim chamá-los), que apresentavam um perfil bem oposto ao que relatei acima. Não somente na área da enfermagem, como em todas as outras, temos que estar em constante aprendizado, estudo, interesse e entender que cada cliente é um cliente. Discordo de protocolos "generalizados" para a área assistencial. Muitas vezes, tiveram suas teorias totalmente invalidadas! Resultam em insatisfação de clientes e frustrações profissionais. Infelizmente, vejo esta situação, como a maior dificuldade na minha profissão: a falta de interesse e atualização, gentileza, conhecimento e, principalmente, a falta de humanização. Por isso, tão importante identificar-se previamente com a escolha do curso. Não é a toa, que desde os primórdios, a  figura da "enfermeira" retratava uma pessoa sisuda e fechada!!!!
PM: Como você vê o campo de atuação de Enfermagem, acha que precisa expandir?
DD: Como em todas as profissões, a expansão deve ser sempre cultivada e procurada sim. Mas novamente cairemos nas perguntas anteriores: Para expandir é necessário conquistar, estudar constantemente, ter certezas, realizar o trabalho escolhido com paixão e entusiasmo. É preciso ser diferenciado, saber algo que ninguém mais sabe ou desejar ter ou saber! É preciso que o profissional determine exatamente, qual a área de sua maior afinidade. E na enfermagem, temos inúmeros segmentos de atuação. Desta forma, enxergo a expansão. Mas o desejo dos profissionais enfermeiros também deve expandir. Assim é possível mudar histórias, culturas e plantar novos rumos!
 PM: O que a impulsionou a virar uma Enfermeira empresária?
DD: Afinidades nas áreas administrativas e assistenciais, porém, em caráter individual. Ou seja, eu queria realizar exatamente um trabalho no qual eu conseguisse atuar em caráter individual, para obter o melhor resultado: reconhecer a necessidade de cada pessoa e atender exatamente a expectativa do meu cliente. Após atuar em diferentes áreas como enfermeira em hospitais, saúde pública, escolas, clínicas, etc, surgiu uma necessidade em fazer algo mais. Na verdade, dediquei-me e envolvi-me ao máximo, com todas as minhas experiências no mercado de trabalho. Após seis anos e meio atuando no mercado de trabalho em Bento Gonçalves/RS e microrregião, decidi expandir e multiplicar conhecimentos recebidos. Sabia que seria e ainda é uma tarefa exigente, mas tenho para mim que, exigências em nossa profissão só nos acrescentam e levam a resultados diferenciados. A motivação para mudar minha área de atuação sempre esteve presente por ser necessário implantar novos conceitos. A necessidade de conhecimento seria algo fundamental para optar  por este novo rumo. Porém, um segmento escolhido principalmente, por permitir-me e exigir que eu esteja em constante aprendizado. E finalizando, ressalto que minha escolha teve um grande peso ao observar a forma de trabalho de alguns colegas (na verdade, da grande maioria deles! Perfis comuns como os que descrevi nas respostas anteriores). Se eu continuasse trabalhando em hospitais, postos de saúde, clínicas, etc, não iria ter a oportunidade de mudar minha trajetória profissional, pois além de ser extremamente desgastante, levaria muitos e muitos anos trabalhando e tentando mudar culturas, posturas, entre outras situações. Neste momento, visualizei a "expansão" da minha profissão!!! Desejei ter o meu próprio negócio, aprender com meus clientes e oferecer um trabalho personalizado, onde a maior parte dos resultados dele, dependessem da minha atuação, dedicação e experiências profissionais. 
PM: Como surgiu a Mamma Bella?
DD:  Nossa!!! Essa vai dar trabalho! Mas vamos lá: Estudei e projetei a Mamma Bella por um período de 2 anos. Ao ter minha primeira filha, Lorenza, com base em experiências reais e pessoais, acabei publicando um livro: Manual para cuidadores de Crianças / Editora Vozes. Este foi o primeiro sinal que algo novo estaria por vir! Após meu segundo filho, Theo, a segunda etapa deste planejamento seguiu. Experiências pessoais e "enxergar" coisas como mãe e também como enfermeira, que outras mães e/ou profissionais não identificavam, teve uma boa parte de responsablidade para o surgimento da Mamma Bella. E em constante busca da perfeição e exigências de qualidade, escolhi um segmento da minha graduação que eu tinha muita afinidade e desenvolvi um novo conceito: Mamma Bella X Beleza, saúde, cuidado, conhecimento, qualidade de vida, entre tantas outras inovações que sempre estão presentes em meu negócio. Todas elas focadas para a gestação, pós-parto, amamentação, cuidados com o bebê, com quem cuidará do bebê, etc! Um nicho de mercado totalmente inédito - era isso que eu desejava. O diferencial aquele que entendo como necessário e de grande importância. Após 2 anos de pesquisas e estudos, a Mamma Bella foi inaugurada em 19 de outubro de 2006 e, dentro de seu segmento, sempre mantendo o foco, é possível estar em constante melhoria e inovação. Exatamente o que eu desejava para os novos rumos da minha enfermagem! Em 2006, quando inaugurada, não havia no país, nenhum trabalho semelhante. E era exatamente isso que eu exigi da Mamma Bella: ser diferente, ser especial, ser referência em produtos e serviços para atender necessidades que demandam o planejamento de uma gestação até os cuidados com a criança de zero a seis anos, bem como, promoção da saúde e qualidade de vida em família até idade adulta! E certamente a Mamma Bella surgiu com a definição específica de um público alvo.
PM: Como você atua no seu consultório de Enfermagem? Tem uma boa aceitação da clientela?
DD:  Atuo em meu consultório de enfermagem desde janeiro de 2010, local onde ofereço aos meus clientes, todos os produtos e serviços, mediante agendamento prévio. Em 2006, iniciei a Mamma Bella em formato de loja. Aos poucos, aprendendo a identificar as necessidades dos meus clientes e certamente, minha satisfação pessoal como profissional, fui implantando constantes melhorias para minha atuação junto ao cliente. Se você me perguntar o que era melhor, se antes ou agora, certamente vou afirmar que estou em plena satisfação profissional.  E o principal motivo: atender individualmente e de forma humanizada, cada cliente em sua particularidade. A aceitação dos meus clientes é excelente. São clientes que querem ser cuidados, tratados de forma especial, principalmente pelo foco de atuação da Mamma Bella. Como enfermeiras, sabemos o quanto é importante lidar com emoções! E particularmente, mais uma vez, ressalto a importância em desenvolver um trabalho com paixão e motivação. O cliente ao reconhecer estas características na oferta de um produto ou serviço,  demonstra-se muito feliz e satisfeito. A aceitação positiva é conseqüência de ser atendido exatamente como deseja. Os vínculos são estendidos por um bom tempo, mesmo após o parto. E realmente, há poucos meses de comemorar 5 anos de Mamma Bella, é muito gratificante identificar o retorno da clientela nas gestações posteriores!
PM: O que você diria para quem está começando na profissão e pretende atuar além de hospitais e postos de saúde?
DD:  O que eu diria??? Muitas coisas sim e outras não!!!! rsrsrsrsrs! Mas vamos por passos - para quem está começando:
1. Identificar-se e dedicar-se inteiramente com a profissão escolhida; 2. Escolher apenas uma área de atuação; obviamente, a de maior afinidade dentro da enfermagem. Em cada segmento da nossa profissão, muitas vertentes são possíveis; 3. Dentro do segmento escolhido, elaborar um projeto de trabalho; 4) Elaborar e realizar uma pesquisa de mercado para constatar a viabilidade do projeto. Procure identificar um nicho de mercado que as pessoas gostariam de ter e ainda não têm. Ou pelo menos, criar algo com diferenciais! 5) Planejar, definir e avaliar metas para a área escolhida; 6) Ter certezas e ser apaixonado pelo que escolheu fazer! Isso é fundamental para o sucesso! Pode e devem ocorrer erros, mas estes apenas proporcionam crescimento e melhorias, principalmente quando amamos o que fazemos.


Enfermeira Daniela Donini | Coren: 84.523 / Mamma Bella Assistencial / Site: www.mammabella.com.br