sábado, 26 de novembro de 2011

Doula: o que faz esta profissional??



Para responder esta pergunta, nossa equipe entrevistou uma profissional DOULA  e nos surpreendemos com sua atuação.
                                                                                                                                          
PM:     O que é ser Doula? Precisa de alguma formação específica?
M.C .A palavra Doula vem do grego antigo (‘mulher que serve outra mulher’) sendo atualmente utilizada para definir aquela mulher treinada e com experiência em nascimentos, que oferece apoio físico e emocional contínuo, além de suporte com informações para as mães, antes, durante e após o nascimento.
Geralmente os programas para treinamento de Doulas, consistem de cursos intensivos de 3 a 4 dias, incluindo treinamento prático de técnicas como relaxamento, respiração, posições e movimentos para redução da dor ,massagens e outras medidas de conforto.
Além disso, as Doulas devem ter o desejo sincero de servir e ajudar, ser carinhosa, mas sabendo respeitar o momento da mulher, mantendo a discrição, saber ouvir, passar confiança, ter disponibilidade de tempo e um fator que faz a diferença é ser mãe.

PM  Quais as maiores dificuldades encontradas na profissão de Doula?
MC:  Muitas pessoas ainda desconhecem uma Doula, e como tudo que é novo, existe sempre certa resistência. Alguns profissionais também ainda não aceitam bem a nossa presença achando que podemos atrapalhar o nascimento interferindo no processo.

MP:     Sua formação como Enfermeira acrescenta a de Doula?
MC:Sim. Como Doula surgiram novos horizontes que me deram uma direção em qual área me focar e seguir na enfermagem. Mas além de me acrescentar como profissional, o meu lado pessoal principalmente o de mãe foi um dos mais sensibilizados pela transformação a qual passamos.


PM:    Como você definiria a humanização no parto? Acha que o Brasil é um país que apóia a humanização do parto?
Humanização no parto é respeitar as escolhas da mulher em trabalho de parto. Ela precisa se sentir segura sem se sentir observada. Garantindo sempre a sua privacidade.
A parturiente precisa estar protegida e se sentir protegida de toda a estimulação inútil de seu neo-cortex.( Michel Odent ) – Temos que “mamificar” o parto.

No Brasil tentativas tem sido feitas pra reverter a situação da Humanização do Parto e Nascimento, mas é preciso muito mais, ir além de Campanhas a Favor do Parto Natural,da Lei do Acompanhante, das Casas de Parto.
A Sociedade deve ser preparada a fortalecer a mulher a ter forças para parir. Retomando o poder sobre seu próprio corpo. Reduzindo as intervenções desnecessárias o máximo possível.
       PMPoderia citar algumas vantagens de ter uma Doula durante o trabalho de parto?
MC: Redução de analgesia em 35%
Redução de aceleração de parto com ocitocina em 71%
Redução do uso de fórceps em 57%
Redução de cesarianas em 51%
Redução da duração do trabalho de parto


PM:    A Doula permanece antes, durante e após o parto?
MD: Sim. Antes do Parto: Fornece informações sobre todo o processo do trabalho de parto e o parto, intervenções e os procedimento necessários para que a mulher possa participar de fato das decisões a serem tomadas durante esse período. E assim ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente, das mais variadas formas.

Durante o trabalho de parto e o parto: Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis durante as contrações, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento. E também estimula a participação do pai do bebê.

Após o parto: Estimula a amamentação na primeira hora. Fortalecendo o vínculo mãe-bebê. Após a alta, faz visitas à nova família, tirando as dúvidas e oferecendo apoio para o período de pós-parto, no resguardo, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o recém nascido.

PM: -Você tem alguma passagem inesquecível como Doula?
MC: Sim. É difícil escolher uma passagem mas o que é realmente gratificante e inesquecível é você saber que foi extremamente valiosa a sua presença ao lado daquela família em especial da mãe e do bebê.Isso não tem preço.Ser reconhecida pelo seu simples ato de ajuda e de conforto.E ainda quando a nossa intenção é alcançada de conscientização.E o principal de dar apoio total.

PM: O que você diria as futuras Doulas?
MC: Acho que muitas coisas...( rs)
Mas o principal é que quem fizer o curso não vai se arrepender, só vai agradecer pela bela e intensa oportunidade de vivenciar um dos momentos mais inesquecíveis de uma Doula.Quem for uma mãe ‘mamífera’ apoiadora das causas deveria  fazer esse treinamento intensivo também.
E aproveito a oportunidade para deixar aqui a dica (ou o convite) de experimentarem fazer uma parceria nas Doulagens, muito importante essa troca de experiências e informações. Ainda mais quem está começando.
Aqui também deixo a minha Boa Sorte a todas com muita Luz e Energias Positivas !!!



Michelle Cavalcanti 
Enfermeira a 4 anos formada pela UGF - RJ
Doula a 1 ano formada pela ANDO - RJ